terça-feira, 21 de setembro de 2010

No silêncio do abraço...dois corações em paz!

 Com a impessoalidade ditada pelo mundo contemporâneo hoje percebemos muito mais difícil o contato físico, as pessoas não se percebem, apenas cruzam olhares, não se tocam, não há afagos, os contatos são extremamente efêmeros. Me lembro com clareza há algum tempo atrás, quando saíamos pelas ruas era comum ver longos e calorosos abraços, apertos de mãos enérgicos de conhecidos, o toque era mais permitido, a conversa mais fácil, o interesse mais real.

  Hoje podemos observar que quando dois conhecidos se encontram não mais se "pegam", não raras vezes um deles está falando ao celular o que faz não perceber a outra pessoa ou está com muita pressa pra parar, cumprimentar, saber da vida...fico me perguntando se isso se deve a dinâmica da correria diária ou ao desinteresse proposital pelo outro...não se faz mais amigos como os de antigamente!?!

  Muitas vezes quando nos deparamos com uma indagação como tudo bem?!, essa exige uma resposta tão rápida quanto a própria e ai de quem ousar estender a resposta, facilmente escutará uma breve desculpa sobre a correria diária e ficará por falar com as paredes!!! A dinâmica do relógio nos torna cada vez mais egoístas, egocêntricos, desvinculados, diria mais... desapegados.

  Certa vez ouvi de Nathan um velho camarada de jornada a seguinte frase do tão, tão brilhante Drumont "eu tenho duas mãos e o sentimento do mundo" por anos e anos a fio essa frase sempre quis me dizer algo, várias foram as interpretações que dela fiz nos mais variados momentos de minha vida e nesse post ela mais uma vez a mim se revela como a negativa realidade dos tempos de agora, essas mão significam a palavra, o gesto, o carinho, o cuidado que o sentimento do mundo não mais releva. E dias desses vi escrita na chamada do mesmo Nathan a seguinte frase do célebre escritor uruguaio Eduardo Galeano "o abraço é o primeiro gesto humano" e eu confesso que não sei o enredo em que está inserida essa frase(vou pesquisar porque me despertou súbito interesse) mas ela me preencheu de tal modo que consegui colocar em palavras um pouco do muito que tenho pensado sobre o conteúdo desse post afinal.

   Pela definição da wikipédia o abraço é "quando duas ou mais pessoas – geralmente duas – ficam parcial ou completamente entre os braços da outra. É usado, dependendo da cultura local, como forma de demonstração de afeto de uma pessoa para outra. Através dele podemos cumprimentar ou expressar sentimentos como carinho, amor, compaixão, saudade, congratulação etc. Um abraço em alguém pode demonstrar também proteção instintiva"...então por que não?FAÇAMOS VAMOS AMAR!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário